colaboração com Rodrigo Matheus e Eurico Lopes
Projeto olho sp
Edifício Copan, São Paulo
O projeto compreendeu três ações no edifício Copan: uma loja em funcionamento na galeria comercial, uma exposição documental no foyer e um balcão de informações na entrada principal.
A “Loja 48” possui duas entradas: uma dentro da galeria do Copan e outra na fachada do edifício. No térreo da loja elevamos o piso e construimos rampas dobráveis que avançavam para o exterior, convidando os transeuntes a atravessar a loja para acessar a galeria. Ao fazê-lo, eles se deparavam com placas sinalizando os ramos comerciais contemplados: papelaria, jogos, artigos médicos e consultoria imobiliária. Sob cada uma das placas, havia uma vitrine iluminada embutida no piso com amostragens dos produtos. Uma quinta placa, junto à escada, indicava o funcionamento das atividades na sobreloja. Ali se organizavam os quatro departamentos – sem divisórias, separados pela descontinuidade do piso e do revestimento das paredes –, expondo e vendendo seus produtos segundo regras próprias.
A papelaria continha apenas impressos, alguns dos quais antigos e fora de linha, vendidos a preço fixo. Na seção de jogos, dispunham-se sobre uma bancada exemplares únicos de tabuleiros, fichas e cartelas. Quando um deles era vendido, conservava-se seu espaço vazio. Os artigos médicos se limitavam a materiais descartáveis – rolos de algodão, ataduras, borrachas – e eram empilhados preenchendo as prateleiras de uma estante cirúrgica. A imobiliária fornecia informações sobre aluguel e compra de apartamentos no edifício Copan.